terça-feira, 28 de outubro de 2008

BRASIL/SÃO PAULO - São Paulo: Um pouco de História

O PÁTEO DO COLÉGIO é Berço da Cidade de São Paulo. Neste local, à época, colina de Inhapuambuçu, há 450 anos atrás, precisamente em 25 de Janeiro de 1554, Manoel de Paiva, assistido por José de Anchieta, rezou uma missa campal que marcou o início do funcionamento do Real Colégio de Piratininga. A missa histórica ocorreu em torno de uma humilde cabana de pau-a-pique, construída pelo Cacique Tibiriçá.

Considera-se esta data como a data de nascimento da cidade, que recebeu o nome de São Paulo em homenagem ao dia de conversão do apóstolo São Paulo.
Os 13 padres da Companhia de Jesus, que escalaram a Serra do Mar, chegando ao Planalto de Piratininga, deram os primeiros passos para a fundação desta que hoje é a terceira metrópole do mundo, com cerca de 10 milhões de habitantes.

Para visitar o Páteo do Colégio, se estiver distante do centro, vá de metrô até a estação Anhangabaú, depois siga pela Rua Xavier de Toledo até o Shopping Light, dobre à direita e siga pelo Viaduto do Chá em direção à Praça da Sé.
Logo ao final do Viaduto já é possível avistar o Páteo.

O Páteo do Colégio, que ainda hoje é mantido pela Companhia de Jesus, conta com um restaurante e um café (Café do Páteo) bastante aconchegantes.
Experimente.

Ao visitar a cidade, não deixe de conhecer o TEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO. O Teatro é uma réplica menor da Ópera de Paris e foi aberto ao público em 12 de Setembro de 1911, com a apresentação da ópera Hamlet.

Localiza-se no centro da cidade, ao lado da Praça Ramos de Azevedo, nome do arquiteto que projetou o Teatro.


Como Chegar:

Vá de metrô até a estação Anhangabaú, depois siga pela Rua Xavier de Toledo até o Shopping Light.
O Teatro fica em frente.

Se preferir ir de ônibus, As linhas "Praça Ramos" e "Anhangabaú" têm pontos bem próximos.

Ponto de Referência:
Praça Ramos de Azevedo, Viaduto do Chá, Shopping Light.

Este é o VIADUTO DO CHÁ, o primeiro da cidade de São Paulo.
O viaduto foi inaugurado em 1892, após 15 anos desde o início da construção.
O viaduto do Chá ligava a Rua Direita ao Morro do Chá, como era conhecido o local, onde situava-se a chácara dos Barões de Tatuí que tinham plantação de Chá.
A construção original foi demolida e a obra foi reconstruído em concreto armado, na forma atual.


O VIADUTO DO CHÁ é um dos mais belos cartões postais da Cidade.

Fica ao lado do Teatro Municipal, Praça Ramos de Azevedo, Shoppping Light, e é caminho para o Páteo do Colégio, um dos pontos turísticos mais importantes de São Paulo e Berço da Cidade.

Pergunte no Centro da Cidade. Todo mundo conhece.



A CATEDRAL DA SÉ é a maior de São Paulo, com 111 metros de comprimento por 46 metros de largura.
A Catedral teve sua construção iniciada em 1913 e levou mais de 40 anos para terminar, pois sua construção é em granito, material não produzido no país à época de sua construção.

Somente no acabamento foram utilizadas mais de 800 toneladas de mármore raro!


A igreja tem capacidade para 8000 pessoas. Não deixe de visitar.

A Catedral da Sé localiza-se entre as praças João Mendes e Praça da Sé. Fica de frente para a 30 palmeiras imperiais (quinze de cada lado), na Praça da Sé.

É fácil de chegar e é bonito de se ver.

É uma construção lindíssima, interna e externamente, com acabamento impecável.














Atenção turista: Devido ao grande fluxo de transeuntes, mantenha seus pertences em segurança. Na Região costuma ocorrer pequenos furtos. Se cuide para ter um passeio sem incidentes desagradáveis.

E a cidade cresceu e se modernizou...


Aqui está a bela e imponente AVENIDA PAULISTA, fundada em 8 de Dezembro de 1891, baseada no projeto do engenheiro uruguaio Joaquim Eugênio de Lima.
A Paulista é o centro financeiro de São paulo, abrigando sedes de bancos nacionais e estrangeiros, de quase todos os países do mundo. Todos que visitam a cidade devem conhecê-la. É um dos mais belos cartões postais da Cidade.



MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO - MASP:
É o mais importante museu de arte ocidental da América Latina.

O acervo do MASP tem cerca 3.500 obras, incluindo trabalhos de artistas renomados como Bosch, Rembrant, Poussin, Van Gogh, Renoir, Degas, entre outros.




Entre trantos edifícios famosos da Avenida Paulista, encontra-se o prédio da FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, um dos símbolos do poderio industrial do Estado.
"Caixa de ressonância dos grandes acontecimentos do País e principal interlocutora do setor produtivo, a FIESP defende a iniciativa privada e a economia de mercado".
É isso aí...


PARQUE TRIANON

Em plena Avenida Paulista, encontra-se este belo recanto, com cerca de 47.000 m2 de vegetação, com varios passeios para uma caminhada saudável....
Na década de 30, existia no local um jardim e uma casa de danças com o mesmo nome, que é uma homenagem ao Palacete Trianon e ao Jardim Trianon, em Paris.



O nome atual do Parque é Tenente Siqueira Campos.

O parque tem uma boa estrutura para caminhadas, com banheiros e bancos para descanso.

O endereço é o mais conhecido da Cidade: Avenida Paulista.

Este passeio mostra apenas um pouquinho de São Paulo, do nascimento numa humilde cabana antes do Páteo do Colégio até os dias de hoje, com a Avenida Paulista, Simbololo da grandiosidade da cidade.

Até breve. Wagner.

Nenhum comentário: